whatsapp whatsapp
Subestações de Energia Elétrica

Subestações de Energia Elétrica

Um consumidor de energia elétrica pode ter vários perfis de consumo, e dependendo de sua necessidade possa ser preciso a utilização de Subestações Elétricas para atender suas carências. Uma subestação, basicamente, eleva/diminui o nível de tensão de atendimento de uma unidade consumidora, de forma que a Concessionária consiga atender as necessidades do cliente.

Tipos de Subestação

Aérea Simplificada

Esse tipo de subestação é a mais simples e de melhor custo-benefício. Basicamente, consiste em um transformador fixado em um poste com um sistema de proteção simplificado, onde junto ao solo existe todo um sistema de medição no padrão da concessionária. Entretanto, é limitada a uma potência de 300 KVA.

Abrigada

Esse tipo de subestação é mais complexa e é destinado a transformadores acima de 300 kVA. Neste tipo é necessário uma estrutura civil, cubículos em alvenaria, para o acolhimento dos transformadores de medição, disjuntor de média tensão e transformadores de potência Ela é mais complexa tanto a nível de projeto e execução, pois é necessário uma série de outras exigências, e é limitada até 5 MVA, caso de atendimento em 13,8 kV.

Cubículo de medição

Esse tipo de subestação é muito similar à abrigada, a única diferença é a inexistência de transformadores de potência nos cubículos da subestação. Nesse caso, em geral, se tem uma rede particular de média de tensão que atende justamente aos transformadores na propriedade da unidade consumidora, com o intuito de abastecer as cargas do cliente.

Blindada

Dependendo da localidade na Subestação e do fluxo de pessoas. Esse tipo de subestação é muito similar à abrigada, a única diferença é a inexistência de transformadores de potência nos cubículos da subestação. Nesse caso, em geral, se tem uma rede particular de média de tensão que atende aos transformadores espalhados pela propriedade da unidade consumidora.

Etapas de implementação

Projeto

Para a criação de uma nova Subestação Elétrica o consumidor precisa contratar um projeto elétrico junto a uma empresa capacitada e que tenha um Engenheiro Eletricista como responsável técnico pelo projeto. Após isso, a empresa realiza toda a tramitação junto a Concessionária de Energia para que o projeto da nova subestação seja aprovado.

Execução

Caso o consumidor contrate somente o projeto da subestação, é necessário contratar a execução. Esta parte consiste na construção dos cubículos e a montagem eletromecânica(chaves, condutores elétricos etc).

Área de atuação e serviços

A Gouveia Engenharia comtempla todos os tipos de serviços relacionados a subestação, como comentado abaixo:

  • Obra civil;
  • Projeto;
  • Execução;
  • Interligação;
  • Comissionamento.